O Yoga do Riso (Hasya Yoga) é uma actividade de catarse colectiva através do riso. Foi criada pelo Dr. Madan Kataria www.laughteryoga.org. Dinamizada por um Líder de Yoga do Riso para um grupo de pessoas, preferencialmente com mais do que 15 participantes. Começa com uma curta introdução sobre os benefícios do riso. A sessão continua com alongamentos, exercícios de respiração vindos do Yoga e exercícios de simulação do som da gargalhada: a gargalhada do macaco, a gargalhada da pulga, a gargalhada do “passou-bem”… Por vezes inclui-se jogos, dança, percussão, adereços…

No início, os participantes só precisam de emitir o som do riso, mas gradual e espontaneamente, o riso natural começa a aflorar. Depois o contágio é inevitável. Todos circulam pela sala repetindo os diferentes tipos de gargalhadas que o líder exemplifica e o riso vai-se aprofundando cada vez mais, até ao ponto de o grupo chegar em conjunto à catarse desejada.

Quase incapazes de continuar de pé, as pessoas sentam-se ou deitam-se para despejarem até ao fim as gargalhadas, lágrimas, traumas, bloqueios e energias negativas.

Com uma música suave e embaladora, o grupo relaxa e sente no corpo o efeito transformador deste maravilhoso método.
Segue-se o momento de feed-back, uma cerimónia de encerramento com sloganes de optimismo e uma curta meditação pela paz em todo o mundo.

As pessoas despedem-se completamente relaxadas, alegres, e mais leves. Os efeitos de participar numa só sessão são duradouros e por vezes acontecem pequenos milagres como curas espontâneas ou novas inspirações para um rumo completamente diferente na vida.