Indice:

*Fadas de Framilo

*Happy School: Yoga do Riso para crianças (por baixo do texto sobre a Aldeia das Fadas)

Fadas de Framilo 

 

 

 

Cada vez que um bebé ri pela primeira vez, nasce uma fada. Convidamos a todos a fazerem uma visita a Quinta do Sol, onde nasceu o Yoga do Riso em Portugal, na Lousã perto de Coimbra.

Venha ver a Eco-Aldeia das Fadas em miniatura onde as crianças e pais podem brincar com fadas nas casinhas, tomar infusão, voar nos baloiços de pano como uma fada e participar em vários workshops.

Basta convidar uns amigos, ligar  para Joanne 917681675 e reservar o vosso dia e hora, escolher duas actividades e passar 3 horas na alegria! Peço um donativo de 10 euros por pessoa, mas pode dar muito mais se quiser:)

Se tens mais de 10 anos e já somos amigos, podes ficar sem os pais. Se tens menos de 10 anos e mais de 3 anos, bora brincar comigo, com a mãe e/ou o pai, os irmãos, avós… 

Se já és crescida/o, convida 3 amigas/os no mínimo e venha ser criança comigo! Vamos curtir a brava!

Actividades Fadas de Framilo

 

 

Brincar no parque

Indiferentemente da sua idade, brincar é divertido e faz bem.
Aproveite os balanços de seda na cúpula geodésica de 5 metros de altura, o maior trampolim que tinham na loja.

Vira uma Fada

Seja uma fada. Venha já disfarçado ou peça um disfraz emprestado aqui. Inventemos juntas uma peça de teatro.

Fazer uma Barrinha Mágica

E aprenda a concentrar os seus poderes naturais pelo bem de todos.


Brinca na Aldeia das Fadas de Framilo

Levanta o teto de cortiça, encha uma das casinhas com móveis, comida e fadas e… que sua aventura comece!
Construa casas de fadas
Aprenda a fazer uma casa de fadas com adobe, pedras, conchas e todas as maravilhas da natureza!

Faz uma Casinha de Fadas

Usando todo tipo de material encontrado na natureza, adobe e alguns materiais reciclados, constrói uma casinha permanente para aldeia ou uma casinha para um dia só. 


Faz uma fada

Faça uma fada para a aldeia ou leve o para sua casa, usando coisas encontradas na natureza, lã, pano…

Olería de fadas

Aprenda a fazer cerâmica diminuta ou desfrute ao pintar algumas que já foram feitas.


Móveis das fadas

Faça uma cadeira, uma mesa .. com materiais naturais


Arte de fadas


Usando flores secas, giz, lápiz de cera e acuarelas, criam sua arte de fadas


Bolos De Fadas


Aprenda a fazer sobremesas sem açúcar, elas também podem ser vegans, sem gluten e até sem carbono-hidratos!
Bolachas, cupcakes, gelado
Comer algo delicioso que até lhe faz bem!

Chá das fadas e batidos


Esta terra virgem e selvagem, tem uma quantidade enorme de ervas naturais que curam. Aprenda a fazer um chá ou batido com elas. Tome um chá saudável, enquanto andamos pelo jardim, aprendendo o que faz bem e é comestível.


Contadora de histórias


Sentado na aldeia das fadas, ouça uma história improvisada contada por mim, com as fadas a participar. Os espectadores podem escolher elementos da história e ajudar a orientar seu resultado.


Arquitectura ecológica


Aprenda a fazer adobe e participar na construção de pequenas casas usando  argila, areia, palha, pedras, garrafas de vidro, troncos …

Workshop de sobrevivência


Aprenda a fazer um abrigo, manter-se hidratado, criar objectos necesarios de coisas encontradas na natureza: um cesto, fazer corda , forrajear ….

 

Missão das Fadas de Framilo


Um Jardim Encantado onde podem aprender uma nova forma de sociedade sustentável, brincando.

As casas têm telhados feitos com um pedaço de cortiça para abrir e brincar por dentro!
Existem 6 casas neste momento e a Aldeia está sempre a crescer.

Convido aos pequenos e graúdos a vir fazer crescer esta Aldeia!
Existe uma lista de actividades disponíveis, e cada família que visita, ou turma, escolhe ou que desejam fazer durante a visita, com um mínimo de dois dias de antecedência para que eu possa preparar o material.
Inserido em todas as actividades lúdicas que ofereço, há conteúdo didáctico sobre:


Cidadania: Ao brincar com a aldeia as crianças aprender a colaborar com os vizinhos, procurar soluções juntos, entender os rituais diários que nos unificam, e como a fusão de pensamento colectivo sempre resulta mais poderoso que o individualismo.


Sustentabilidade: Como a aldeia das fadas é uma eco-aldeia, as crianças aprenderão a utilizar materiais que encontram-se localmente e que servem para fazer moradias, quase sem custo para o bolso e o Planeta.


Ecologia: Todas as casas, móveis e até as fadas são feitas de objectos da natureza ou reciclados, como garrafas de vidro, pedaços de móveis, roupa …. dando assim nova vida a tudo o que normalmente é desaproveitado.


Medicina Natural: As crianças terão a oportunidade de conhecer as plantas selvagens que curam. Puderam provar um chá de Alecrim, funcho, menta…. e saber quais são os poderes de cura de cada uma.


Altruísmo e heroísmo: Contarei histórias com as fadas, sobre as suas missões para ajudar aos seres humanos, inspirando as crianças a serem pro-activas, corajosas e entusiasmados por fazer um Portugal é um Mundo ainda melhor.

Alegria: Graças a Aldeia das Fadas, o trampolim gigante, os baloiço de pano na cúpula geodésica, vestir-nos de fadas…retornamos ao nosso estado natural de Alegria.


Yoga do Riso: Fadas de Framilo está sediada na Escola do Riso, onde nasceu o Yoga do Riso em 2004, naturalmente existirá a opção de praticar um pouco de Yoga do Riso.

Criatividade: Arte e Artesanato: Fazer casas, móveis, roupa….para a aldeia das fadas inclui aprender olería, coser, fazer cestos de mimbre, tallar… e cada um tem toda a liberdade de interpretação, desenvolvendo assim a criatividade inata em cada um.


Sobrevivência: Dentro duma história ou um atelier, existem aprendizagens como: fazer um refúgio, manter o corpo hidratado quando há escassez de água, e como nos nutrir com o que existe na natureza e como reconhecer quais são as plantas e cogumelos perigosos.

 

*******

Escolas – Happy School 

Ganhe o Certificado Happy School participando nesta formação!

São oito horas de formação dividida entre professores e turmas.

A escola pode escolher de que forma deseja dividir a formação.

Inclui:

  • Prática do Yoga do Riso para o bem estar do profissional. Evitar a rouquidão, manter o equilíbrio emocional, evitar o esgotamento, ficar em boa forma física sem esforço nem gastar tempo.
  • Prática do Yoga do Riso entre o professor e os alunos para uma relação construtiva e promotora de respeito, atenção, concentração e civismo.
  • Sessões de Yoga do Riso com turmas de uma duração de 45 minutos.

 

O riso é essencial na educação!

Interação social é fundamental para o desenvolvimento das habilidades sociais das crianças e da inteligência emocional. Brincar com demasiadas restrições resulta em habilidades sociais deficientes que podem levar a problemas físicos, mentais, emocionais e sociais durante toda a vida. O riso promove um comportamento lúdico infantil. Nova pesquisa mostra que os adultos mais lúdicos continuam a aprender habilidades sociais e melhorar a sua inteligência emocional.

Estudos mostram um enorme salto no transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (ADHD). Crianças com este transtorno são extremamente hiperativas e têm dificuldade de se concentrar, mesmo para períodos curtos. As crianças estão sendo tratadas com o medicamento psicoestimulante Ritalin.

O riso melhora a circulação sanguínea e liberta os pulmões do ar residual.
O Yoga do Riso ajuda as crianças a alcançar um maior poder de concentração, aumenta as habilidades de aprendizagem e melhora o desempenho académico.
 
As crianças enfrentam um ambiente académico competitivo desde a infância e estão a ser pressionadas para obterem excelentes notas. O T.P.C. pode  resultar em muitos sintomas de estresse e alta ansiedade.
À medida que aprendem a rir incondicionalmente, as crianças se tornam peritas em lidar com a pressão. Como o riso constrói autoconfiança e a capacidade de lidar com desafios, com esta prática, as crianças conseguem dar um pontapé nos seus medos e ganhar asas para aprender com prazer!
 

O riso pode ser usado como um mecanismo de “Coping” (enfrentamento) quando um está chateado, irritado ou triste. Nada funciona mais rápido ou mais eficaz para trazer sua mente e corpo de volta ao equilíbrio do que uma boa risada. O riso alivia seus fardos, inspira esperança,  conecta-o com os outros e lhe mantém enraizado e focado. Também pode ser uma boa maneira de relaxar porque a tensão muscular é reduzida depois de rir.

<foto de alguém sobrecarregado mais a rir tipo>
 
Sendo um grande neutralizador, o riso pode dissipar frustrações e ajudá-lo a reformular uma situação, promovendo assim uma perspectiva mais positiva. Em momentos de dificuldade, o riso neutraliza os sentimentos negativos de raiva, frustração ou desamparo. É demonstrado que ele realmente quebra o ciclo de dor, dá conforto, restaura energia e pode dar-lhe esperança para continuar lutando se você está lutando contra uma doença ou depressão.
 
O riso ajuda a liberar inibições que fazem mal. Ele lhe ajuda a saltar a cerca e ser mais atrevido. Escolha rir de uma situação difícil em que se agora, em vez de anos mais tarde! Em muitos casos, é apenas com a passagem de muito tempo que algo desagradável ou embaraçoso se torna hilário.
 
Ao aumentar o fluxo livre de emoções, o riso pode ajudar a desalojar as emoções bloqueadas armazenadas no corpo. As emoções reprimidas ou bloqueadas podem causar problemas físicos, mentais e emocionais e estresse contínuo. Sua liberação pode mudar a vida. O riso proporciona um excelente método não-violento para liberação emocional e catarse.
 
O aumento de “famílias disfuncionais” e a consequente falta de vínculo emocional e relacionamentos de longo prazo com pais ou adultos responsáveis combinam-se para causar uma série de problemas emocionais.
O riso é principalmente sobre relacionamentos. Rir juntos pode melhorar muito a cooperação e a empatia entre pessoas de diferentes origens culturais. Promove uma melhor comunicação, o que leva a uma abordagem menos confrontativa em situações de tensão e a uma mudança da competitividade individual para a cooperação em equipa. Adeus ao “bullying” Bem-vinda o civismo!
 
O Riso ajuda a aumentar a autoconfiança e incentiva relacionamentos saudáveis. Estimula a formação de equipes e elimina os sentimentos de agressão, ciúme e antagonismo
 
O riso ajuda a dissipar pensamentos de desconfiança e hostilidade decorrentes de contínuos confrontos intergeracionais. O Riso libera endorfinas que ativa bons sentimentos e muda o estado de humor quase imediatamente, cultivando um vínculo mais favorável para a comunicação, educação e aprendizagem.
 
Crianças, cuja energia natural é tradicionalmente expressa em movimento, riso e brincadeira, são obrigadas a sentar-se e concentrar-se por longos períodos após os 6 anos de idade.
 
 
O efeito físico resultante do riso é um benefício conhecido por poucos. Quando você ri, todos os seus sistemas corporais são afetados de forma positiva. O Yoga do Riso oferece um workout perfeito que oxigena o sangue e outros órgãos. Ele pode ser praticado tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. Imagina um pouco de caos controlado para restaurar a concentração e manter a saúde!
 
As demandas crescentes e responsabilidades sem fim são uma carga diária que nos deixa apagados.  Cinco a dez minutos de Yoga Riso quebra o tédio, ajuda a estimular a mente e re-energize nosso corpo
Através da brincadeira desenvolvemos a inteligência emocional
Este é o factor  mais importante que determina nossos sucessos na vida e na carreira.
 
As crianças são o nosso futuro. Se você quiser fazer o Mundo feliz faz com que o Yoga do Riso seja parte do currículo em todas as escolas!
Para saber mais ou participar contacte-já.

Joanne R. Gribler (Ana Banana)

Fundadora

(+351) 917 681 675 facebook email hidden; JavaScript is required