Acelerador de Eficácia e Bem-Estar
A Escola do Riso e uma empresa com uma área ampla de intervenção. Todas as nossas acções, serviços, workshops, formações e eventos tem um princípio comum: AlegRIA
A Missão da Escola do Riso é promover o estudo, investigação, difusão e prática de Yoga do Riso, uma ferramenta muito eficaz para promover melhoria de saúde física e mental, reduzindo stress e encontrando a paz interior numa maneira lúdica e divertida.
Oferecemos formações, workshops, palestras e retiros.
Joanne Helms é a Fundadora do Yoga do Riso em Portugal e também desta empresa. Já certificou mais de mil pessoas em Portugal como Líderes de Yoga do Riso e convida estes formandos, espalhados pelo País, a satisfazer a demanda dos pedidos de serviços, realizando ela própria, alguns pedidos.
O que é o Yoga do Riso?
Yoga do Riso é uma actividade que se adapta as faixas etárias e as circunstâncias laborais. Cada sessão de Yoga do Riso é única e original.
A Escola do Riso oferece qualidade nos nossos serviços.
Todos os Líderes de Yoga do Riso também realizam acção social. Sempre será pedido algum donativo para despesas.
O Yoga do Riso (Hasya Yoga) é uma actividade de catarse colectiva através do riso. Foi criada pelo Dr. Madan Kataria www.laughteryoga.org. Dinamizada por um Líder de Yoga do Riso para um grupo de pessoas, preferencialmente com mais do que 15 participantes. Começa com uma curta introdução sobre os benefícios do riso. A sessão continua com alongamentos, exercícios de respiração vindos do Yoga e exercícios de simulação do som da gargalhada: a gargalhada do macaco, a gargalhada da pulga, a gargalhada do “passou-bem”… Por vezes inclui-se jogos, dança, percussão, adereços…
No início, os participantes só precisam de emitir o som do riso, mas gradual e espontaneamente, o riso natural começa a aflorar. Depois o contágio é inevitável. Todos circulam pela sala repetindo os diferentes tipos de gargalhadas que o líder exemplifica e o riso vai-se aprofundando cada vez mais, até ao ponto de o grupo chegar em conjunto à catarse desejada.
Quase incapazes de continuar de pé, as pessoas sentam-se ou deitam-se para despejarem até ao fim as gargalhadas, lágrimas, traumas, bloqueios e energias negativas.
Com uma música suave e embaladora, o grupo relaxa e sente no corpo o efeito transformador deste maravilhoso método.
Segue-se o momento de feed-back, uma cerimónia de encerramento com sloganes de optimismo e uma curta meditação pela paz em todo o mundo.
As pessoas despedem-se completamente relaxadas, alegres, e mais leves. Os efeitos de participar numa só sessão são duradouros e por vezes acontecem pequenos milagres como curas espontâneas ou novas inspirações para um rumo completamente diferente na vida.